-
Arquitetos: Laboratorio de Acupuntura Urbana
- Área: 1183 m²
- Ano: 2024
-
Fotografias:Fernando Díaz Vidaurri
Descrição enviada pela equipe de projeto. O "Parque de Bairro na colônia Tikal" tem como objetivo primordial melhorar a qualidade de vida da comunidade mediante a criação de um espaço recreativo inclusivo e seguro. Alinhado com uma visão de desenvolvimento urbano sustentável, busca promover a equidade social, a convivência comunitária e o cuidado com o meio ambiente.
Concentra-se na incorporação de novos usos e melhorias na infraestrutura física da região, contemplando a instalação de espaços verdes, brinquedos infantis, espaços esportivos, áreas de descanso e áreas de recreação passiva. Isso fomentará tanto a recreação ativa quanto passiva da comunidade.
A incorporação de taludes ou domos de concreto oferece às crianças oportunidades para explorar e brincar de maneira segura, enquanto o sistema tubular oferece um ambiente versátil para atividades lúdicas, recreativas e esportivas, estimulando sua criatividade e promovendo o uso dinâmico do espaço. Essas características adicionais enriquecem a experiência do parque e promovem a participação ativa dos usuários de todas as idades.
A equidade de gênero e a segurança no uso dos equipamentos do parque são preocupações centrais. Ambientes amplos, bem iluminados e acessíveis para todas as pessoas serão projetados, incluindo aquelas com deficiência, facilitando o livre acesso e desfrute do espaço para atividades recreativas.
O projeto também busca promover a integração social entre a população urbana e rural, com especial atenção aos povos indígenas. Espera-se fortalecer os laços comunitários e reduzir a lacuna entre diferentes grupos sociais, contribuindo assim para a redução da incidência criminal e do consumo de drogas, especialmente entre a população jovem.
Além disso, o projeto está alinhado com políticas públicas voltadas para combater as mudanças climáticas. Prevê-se que o projeto e as atividades do parque se concentrem em práticas sustentáveis para mitigar os efeitos das mudanças climáticas e promover um estilo de vida mais respeitoso com o meio ambiente.